Pluviômetro – Medidor de Chuvas

Sabe quando você está assistindo ao jornal e ouve, nos quadros de previsão do tempo, a expressão: “choveu 20 milímetros”?

Essa informação é dada por um aparelho chamado pluviômetro, que serve para medir a quantidade de líquidos (como a chuva) e sólidos (a exemplo da neve e do granizo), que ensinarei a fazer ao final deste post, com materiais reciclados.

Modo de usar:

Coloque o pluviômetro em um lugar plano e aberto, sem que haja nada acima dele ou dos lados que impeça a chuva de atingi-lo.

Após a chuva, recolha o objeto e observe quantos milímetros o nível da água subiu na régua. Essa será a medida da chuva para o período em que a medição foi realizada.

Esvazie e coloque novamente para coletar a próxima chuva, criando uma espécie de relatório mensal. A garotada vai adorar.

 

Dra. Leslye Sartori

Dra. Leslye Sartori

Graduada em Medicina pela Fundação Universitária Regional de Blumenau - SC (FURB), Especialização em Pediatria pela Universidade Estadual de Londrina - PR (UEL) e Pós-Graduada em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia - ABRAN.

Conheça a Dra. Leslye

0 views